segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rodapés negativos/invertidos ou Paredes flutuantes, rodapés embutidos com paredes flutuantes, rodapés normais ou sem rodapés?

Boa tarde, vizinhos e visitas.
Bem gente, quando comecei a muinha obra, tinha decidido que não queria rodapés, confesso que era par economizar também. Então fui pesquisar sobre o assunto e encontrei a tal "parede flutuante" ou "rodapé negativo ou invertido". Achei um charme e decidi que era o quê eu queria.
Escolhi as batentes com um detalhe em alumínio (foto) e imaginei a combinação perfeita. Medi a casa, fiz o orçamento e ficaria bem mais em conta do que fazer o rodapé de porcelanato ou mármore travertino ou madeira. Fiquei encantada com a ideia. Só que existia um porém, quem iria fazer?
Levei a ideia para mestre de obra da casa e ele disse que nunca tinha feito esse tipo de rodapé, que tentaria fazer, tanto que deixamos a parte do rodapé para fazer por último, mas ele demonstrou muita insegurança e como tinha lido que teria que ser uma mão de obra muito caprichada, se não, ficaria horrível, desisti. Fiquei com medo de gastar dinheiro e jogar fora. Estragar meu porcelanato todo e não dar certo.
Então, deixo a ideia pra vocês. Acho um charme e bem diferente. Agora estou num dilema grande, como não quero pintar as minhas portas de branco, coloco ou não rodapé. Acho lindo esses modelos brancos, mas não poderia dar continuação nos alizares, pois gastei uma grana para colocar esses detalhes de alumínio. Os travertinos também me encantam, mas ficaria carííííí$$imo.
Sei que a função principal dos rodapés é dar acabamento aos cantos da paredes, mas já vi uns projetos bem legais sem eles.
ÔÔÔ, dúvida cruel... Simplesmente não sei o que faço?
Aceito um HELPPPP.
Aqui vai uns exemplos:


Detalhe do friso de alumínio na batente aqui de casa


Cantoneira de alumínio, bem mais em conta do que os rodapés convencionais











Rodapé embutido + parede flutuante

 Esse modelos são instalados desse jeito



Opções sem rodapé:









Com e sem rodapé

Modelos de rodapé:

Até que combina rodapé branco com batente de madeira

 Travertino

Rodapé Portobello, belíssimo

Rodapé de madeira 

 Rodapé de mármore com friso

Rodapé de mdf

Aceito o help de vocês, viu? Hahaha
Beijo, beijo, beijo.

14 comentários:

  1. Deby, desconhecia esses modelos de rodapés, invertido, flutuante, mas os achei lindos pela foto, super diferente. Iria chamar maior atenção quando alguém chegasse na sua casa. Agora, o problema é encontrar um profissional para realizar o projeto. No meu caso, vou assentar porcelanato e pretendo colocar o rodapé da marca Santa Luzia, acho bonito e prático. Há várias lugares que vende rodapé Santa Luzia e a probabilidade de encontrar uma oferta boa não é descartada. Há várias espessuras e preços também, pretendo avaliar o que se adéqua melhor em meu orçamento. Bjkas e fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já desisti, Lu. Eu pensei em colocar ele lá no início do embolso e o pedreiro até deixou o espaço para embutir na parede. Mas ai, ele começou a colocar dificuldade e desisti. Fiquei com medo de jogar dinheiro e tempo fora.
      Ainda vou dec$d$$$$. Depois te conto.
      Beijo, beijo, beijo.

      Excluir
  2. Débora, a Gily do blog construindo um sonho (http://pumpkinlily.blogspot.com.br/2013/02/rodape-santa-luzia-durafloor-porcelanato.html), fez um post sobre o rodapé Santa Luzia, o mesmo que a Lucia aí em cima citou, dá olhada no dela como ficou.
    Eu acho suspeito esse rodapé invertido, é bonito, mas na prática não sei.
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, seja bem vinda, tá?
      Eu já conheço os rodapés Santa Luzia e já dei um pulinho lá na Gily, ficou ótimo e obrigada pela dica. Olha, em relação aos rodapés todos os eles dão um trabalhinho, sujam fácil e quando a gente pinta a casa, tem de proteger se não fica aquela coisa escorrida horrorosa, mas esse de perfil de alumínio é bem prático. Fui num local que ele estava instalado e gostei muito. O único problema é o pedreiro saber fazer direitinho mesmo, pra ficar bem colocado. Mas já desisti e até coloquei uma parte dos porcelanatos. Ainda vou resolver o que vou fazer, está super complicado, rsrsrs
      Beijão.

      Excluir
  3. Já tinha visto assim e fica lindo mesmo mas imagino a dificuldade de mão de obra viu hehehe passa lá no blog acabei de postar sobre isso ok bjinhos Gily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é exatamente esse, mão de obra. Pedreiro não sabia fazer e com certeza ia dar estresse, hahaha.
      Achei ele super diferente,elegante e moderno, sabia? Pena que não vai ser dessa vez, rsrs.
      Já dei um pulinho lá.
      Beijo, beijo, beijo.

      Excluir
  4. Débora... perdi tudo que tinha escrito.. que raiva!!! hehe... Mas voltando ao assunto... de um jeito ou de outro dará certo, tenho certeza! E aqui na minha cidade que nem Santa Luzia ouviram falar? Senhor.... se quando chegar a minha vez de pensar nisso, ainda não tiver (acho ele mt lindo) vou usar madeira pintada de branco mesmo... rsrsrs... Fica bem bonito tbém! Bjos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, isso acontece direto comigo. Toda empolgada e o computador apaga tudo.
      O rodapé negativo já desisti. Agora vou ver se coloco outro ou não.
      Beijão.

      Excluir
  5. Eu acabei desistindo de por os rodapés santa luzia pq aqui na minha cidade ninguém nunca utilizou em nenhuma obra e daí fiquei com medo de gastar dinheiro a toa... Deixei de fazer bastante coisa por conta de achar que a mão de obra q tenho disponivel não fazer o serviço direito...isso é mto chato!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato mesmo. Quando perguntamos: "Vc sabe fazer tal coisa?" e eles respondem: "Nunca fiz, não, mas acho que consigo fazer." Nessa hora é melhor desistir, se não, vamos passar um estresse daqueles.
      Eu também deixei de fazer algumas coisas por causa da mão de obra. É melhor do que jogar dinheiro fora.
      Beijão.

      Excluir
  6. Oi... olha, não sei se dá tempo de falar, mas eu amo rodapé e quanto maior melhor...kkkkkk
    Mas sabe, decidir é mesmo complicado...hihihi

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu tempo, sim, hahahahaha
      Obrigada por vim aqui deixar sua opinião.
      Beijão.

      Excluir
  7. Olá Débora, com que tipo de perfil foi feito este friso da porta? Perfil U, L, ou outro? Qual a medida dele e como foi feita a fixação? Rebocado apenas ou foi colado?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio, tudo bom? Tenho entrado pouco por aqui. Bem, vou ver se consigo te explicar. Quando vc encomenda a porta, vc tem a opção de deixar com o espaço para colocar o friso ou não. Para quem quer colocar a moldura em volta da porta, é melhor não deixar espaço para o friso. No meu caso, quando comprei as portas, pensava que ia dar certo fazer o rodapé invertido, tbm com um friso em U mas maior que o da porta (como nas fotos), e assim, iria acompanhar o friso da porta. Mas não encontrei mão de obra que soubesse fazer e acabei desistindo.O modelo do friso é em U, como já disse, e agora não lembro a espessura, mas é mais ou menos 1 cm e 1/2 e o que ia fazer o rodapé é mais ou menos 4 cm. O friso é instalado pela mesma empresa que vc encomendar as portas. Mas olha, é tão fácil que você mesmo pode comprar o friso e instalar com pequenos preguinhos, caso queira economizar. Espero ter ajudado.
      Um forte abraço.

      Excluir

"Há demonstrações de carinho que nos imensam."
Manoel de Barros